domingo, 2 de junho de 2013

Especial OS Mobile: Microsoft

 Na primeira parte nós vimos a ascensão e a queda da Palm com o seu PalmOS, agora veremos a história do Pocket PC 2000, o “pc de mão” da Microsoft e a criação do Windows CE.

                                            O Windows CE

 Antes de podermos falar sobre o PocketPC, eu tenho que lhes mostrar o que era o WindowsCE, ele nasceu como um projeto diferente da versão desktop, usava um kernel diferente e era focado em dispositivos móveis que fossem baseados em Intel X86. ARM, MIPxS e processadores HuperH da Hitachi, o WindowsCE ainda serviou de base par o sistema do Sega Dreamcast (parceria Sega e Microsoft), mas ai é assunto pra outros post e em outro blog...

Isso me lembrou o Xperia Mini Pro :3

                                                           O PocketPC 2000

 Com a queda do PalmOS, a Microsoft teve sua chance de emplacar um novo tipo de PDA's, esses equipados com WindowsCE, eles foram concebidos para serem “mini notebooks” e os primeiros modelos usavam telas HVGA monocromáticas.

Olha só, um notebook de bolso :3

 Um dos pioneiros foi o Cassiopeia A-20, ele permitia a edição de documentos, tinha versões “pocket” do Word, Excell e Internet Explorer, mesmo assim eles acabaram não emplacando, o que levou a uma nova geração de produtos, dessa vez deixando de lado o visual “mini-notebook” e adotando uma aparencia mais like a palm.



A stylus não morreu, né galaxy note? 
 A nova geração seria o Cassipeia E-10 e vinha com uma tela QVGA monocrmática, mas o aparelho era tão ruim que beiraza o inutílizavel, mas isso não matou o WindowsCE, que conseguiu se estabilizar no mercado, isso abriu lugar para o PocketPC 2000 que veio para substituir o WindowsCE nos PDA's, o pocketPC 2000 era uma versão modificada do windowsCE que contava com modificações e otimizações para o novo formatado dos PDA's, o pocketPC 2000 foi seguido pelo PocketPC 2002, a partir daí a a Microsoft passou a chamar o sistema de Windows Mobile, mas isso já é coisa par o próximo post...

Acer N10 Rodando PocketPC 2000




0 comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Traduzido Por: Template Para Blogger